domingo, 24 de julho de 2011

porque adotar...

Adotar é muito bom!
Adotar um animalzinho é um ato de amor e de muita responsabilidade. Animais abandonados que encontram um lar "para chamar de seu" retribuem esses sentimentos com gratidão e fidelidade. É uma troca para durar a vida inteira. Por isso mesmo, antes de tomar essa decisão tão importante, reflita sobre alguns pontos.
Como as crianças, bichos precisam de atenção e carinho. Isso quer dizer alteração de rotina, tempo e paciência.
Crianças e animais podem e devem ter uma relação de amizade muito especial, mas lembre-se que uma criança pequena não diferencia um bichinho de um brinquedo e os dois não devem nunca ser deixados sozinhos.
Falando em criança, ceder ao pedido de seu filho para ter um animal de estimação e esperar que ele assuma total responsabilidade por essa decisão (isso quer dizer alteração de rotina, tempo e paciência) também não é uma boa idéia. Todos na família devem participar da decisão - e dos cuidados.
Bichos bem cuidados são saudáveis mas, assim como nós, podem adoecer. Isso quer dizer consulta com médico veterinário, que também será o responsável pelas vacinas anuais. Resumindo: cuidar de um bichinho, além da alteração da rotina, etc, etc, tem um peso no seu orçamento.
Finalmente, e voltando ao início da nossa conversa, lembre-se que cães e gatos podem viver até 15 anos - alguns até mais. Adotar é realmente uma decisão para a vida inteira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário